Escravidão

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A escravidão no Brasil inicia-se assim com os índios pela atividade iniciada pelos portugueses de exploração do pau-brasil durante o período pré-colonial (1500 – 1530).

Diante das dificuldades encontradas na escravização dos indígenas, a solução

Encontrada pelos colonizadores foi buscar a mão-de-obra em outro lugar: no continente

Africano. Essa busca por escravos na África foi incentivada por diversos motivos. Os

Portugueses tinham interesse em encontrar um meio de obtenção de altos lucros com a nova

Colônia, e a resposta estavam na atividade açucareira, uma vez que o açúcar tinha grande

Aceitação no mercado europeu. A produção dessa matéria-prima, por sua vez, exigia numerosa mão-de-obra na colônia e o lucrativo negócio do tráfico de escravos africanos foi a alternativa descoberta, iniciando-se assim a inserção destes no então Brasil colônia.



Os negros capturados eram transportados da África para o Brasil nos porões dos navios negreiros vinham acorrentados em porões superlotados, úmidos e com pouca ventilação, pelo menos 40% deles morriam durante o projeto. Ao desembarcarem no Brasil, os negros eram reunidos em grandes galpões, e para serem vendidos melhoravam a aparência deles, dando-lhes refeições, Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou velhos.


Por: Juliana e Kimberly

Imagens

Mercado de escravos:






Escravos caminhando ao engenho de açúcar:






Escravos presos:






Escravidão:






Escravos:






Etapas da produção de açúcar:





Escravidão






Engenho de açucar:




Por: Anna Beatriz Souza

Papel dos escravos nos engenhos de açucar

Os escravos ficavam abrigados nas senzalas, em condições desumanas recebendo higiene, alimentação e roupas muito precárias. Sem falar dos maus tratos que eles recebiam que eram ditos como castigos.

O ciclo da cana-de-açúcar representou um dos momentos de maior desenvolvimento econômico do Brasil Colônia. Foi, durante muito tempo a base da economia colonial. O senhor de engenho era um fazendeiro proprietário da unidade de produção de açúcar.

Utilizava a mão-de-obra escrava Africana e tinha como objetivo principal a venda do açúcar para o mercado europeu. A mão de obra escrava era destribuidas em varias funções pelo ou não uso de maquinas:

A moenda - onde se moía a cana para a extração do caldo (a garapa); as fornalhas - onde o caldo de cana era fervido e purificado em tachos de cobre; a casa de purgar - onde o açúcar era branqueado, separando-se o açúcar mascavo (escuro) do açúcar de melhor qualidade e depois posto para secar. Quando toda essa operação terminava, o produto era pesado e separado conforme a qualidade, e colocado em caixas de até 50 arrobas. Só então era exportado para a Europa. Muitos engenhos possuíam também destilarias para produzir a aguardente (cachaça), utilizada como escambo no tráfico de negros da África.

Canaviais, pastagens e lavoura de subsistência formavam as terras do engenho. Na lavoura destacava-se o cultivo da mandioca, do milho, do arroz e do feijão. Tais produtos eram cultivados para servir de alimento. Mas sua produção insuficiente não atendia às necessidades da população do engenho. Isto porque os senhores não se interessavam pelo cultivo. Consideravam os produtos de baixa lucratividade e prejudiciais ao espaço da lavoura açucareira, centro dos interesses da colonização. As demais atividades eram deixadas num segundo plano, ocasionando grande falta de alimentos e alta dos preços. Esse problema não atingia os senhores, que importavam os produtos da Europa para sua alimentação.
A parte das terras do engenho destinada ao cultivo da cana - o canavial - era dividida em partidos, explorados ou não pelo proprietário. As terras não exploradas pelo senhor do engenho eram cedidas aos lavradores, obrigados a moer sua cana no engenho do proprietário, entregando-lhe a metade de sua produção, além de pagar o aluguel da terra usada (10% da produção).

Por: Camilla Pereira Gouvêa

Produção de açúcar

A coroa portuguesa decidiu colonizar o Brasil, optou investir na produção açucareira. Os portugueses já tinham experiência na produção de açúcar,pois administravam os engenhos na ilha na ilha da Madeira,Açores e Cabo Verde.
As condições naturais das terras brasileiras tinha uma boa aparência.Que ajuda no investimento no Brasil.
O açúcar é produzido atravez da cana de açúcar, a planta não é nativa da região brasileira, mas as terras são destinadas para o seu cultivo. Cada colono deveria ter condições de ser um grande produtor de açúcar para Portugal. Mas para isso ele deveria montar um engenho.
A coroa portuguesa tinha uma intenção que era montar uma empresa açucareira no Brasil, composta de vários engenhos que produziam açúcar em grande quantidade para ser vendido na Europa.

Por: Rute Machado Pedrosa